A proposta deste trabalho é explorar a relação entre a tecnologia do Moodle, juntamente com as implicações que permeiam o ensino da língua Japonesa básica Hiragana (いらがな) e Katakana (カタカナ) para alunos não - nikkei. A pesquisa tem como objetivo desenvolver propostas metodológicas de ensino da língua Japonesa online no ambiente virtual Moodle, engendrando habilidades com a escrita dessa língua, buscando um diálogo com os significados cognitivos em sintonia com desenvolvimento da linguagem do adolescente, expressada na operacionalização da significação da palavra, Vygotsky (1989), bem como as influências e contribuições que se estabelecem entre as línguas Portuguesa e Japonesa, no que tange aspectos pragmáticos de uso contextualizado da língua Japonesa. A importância de se aprender uma língua estrangeira como a Japonesa também é colocada em questão bem como as suas principais características específicas, como a mesma possui um sistema de escrita distinto da língua Portuguesa, por possuir ideogramas em sua formação, a aprendizagem de estudantes não - nikkei passa a ser mais complexa. O aporte teórico está sustentado em Inoue (2007) ; Nakajima (2002), para quem é necessário o uso de alternativas pedagógicas que colaborem com a aprendizagem do não - nikkei. Com apoio em Camas (2007) no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, presente por possuir ferramentas que farão com que o professor, como mediador do ensino, possa intervir no ensino da língua Japonesa de forma sistemática e comunicativa, fazendo com que o aluno não - nikkei possa praticar a mesma diversas vezes com o intuíto de aperfeiçoá – la. O presente trabalho encontra-se em fase de coleta de dados de forma qualitativa.
Palavras-chave: Ensino de língua Japonesa; não - nikkei; aprendizagem virtual; moodle
You need to be a member of Actionable Innovations Global to add comments!
Replies
Nos puedes dar informacion sobre quien eres de donde eres, cuales strands vas usar y por favor leer la mision de la conferencia para hacer los ajustes apropiados.
Gracias
Tomas Chaskel
Coordinador del español
2014 students