A escola é concebida como um espaço de informação e formação, numa perspectiva da construção do conhecimento significativo, buscando caminhar do senso comum para o conhecimento científico, voltado para a participação.
Nesse contexto e concepção, o projeto NACE (Núcleo de Ação Cultural Estudantil) busca somar-se à ação educativa escolar propondo estimular a criação de um espaço cultural, tendo a escola como referencia primeira, de onde se intere sempre da atuação da cultura em toda comunidade local, e de onde germine um coletivo cultural que seja autônomo, sólido, permanente e independente.
Para tal são oferecidas oficinas de dança, música, teatro, técnicas populares, literatura e vídeo – atados por temática específica (vinculando origens do povoado de Guarujá, focado na Fortaleza De Santo Amaro), que convergem através de uma Oficina de Rádio Teatro preparando a construção de um espetáculo teatral (uma encenação) e de Mostra da Cultura Local com Artistas da Região.
Esse Projeto aspira articular-se com a proposta pedagógica da escola e com as áreas de conhecimento, de acordo com as necessidades e possibilidades, contemplando inclusive o trabalho interdisciplinar, o desenvolvimento de várias habilidades e competências, a partir dos conteúdos trabalhados. Aspira também a aproximação da escola com a produção cultural local e com a comunidade.
O Coletivo que o plano de ação estimula é independente e autônomo em relação ao equipamento escolar (ou qualquer outro equipamento). Apenas terá sempre a Unidade Escolar Local como seu Campo de Atuação mais efetivo. E Dela remeter-se a toda comunidade.
METAS
Mostra fotográfica da história do bairro / Produção de Vídeo-(crítico-educativo-ambientalista-histórico) / Produção de fanzine cultural-comunitário e educativo
Produção e execução de rádio teatro pelos participantes, como produto em construção
Criação de um núcleo de ação cultural estudantil
* Construção de um espetáculo de variedades onde se interpreta a temática específica.
PLANO DE TRABALHO
Estabelecer relação entre o conhecimento desenvolvido nas várias oficinas, entre elas mesmas e entre as várias áreas do conhecimento e aprendizagem nas dinâmicas de sala de aula.
Desenvolver nas oficinas as habilidades necessárias para a realização de um evento Rádio teatro, tais como: expressão escrita, poética, musical, oral.
Mostra da produção cultural do bairro (Mapeamento)
* Criar “ambiente” para a experimentação de rádio escola
* Trabalhar juntamente com todo envolvido (corpo docente, discente, alunos, agentes comunitários, etc.) na constituição do coletivo de cultura, um elo de aproximação.
A avaliação do projeto deverá ocorrer durante todo o processo de execução e de forma sistematizada ao final, contando com todos os envolvidos.
Etapas do Projeto
(oito meses aproxim.)
Cadastros Gerais, mapeamento e reconhecimento dos ambientes, salas e conteúdos.
Participação observadora dos processos aplicados para interação da plataforma de oficinas (assistir aula, saber dos conselhos, etc.).
Divulgação aos alunos e na comunidade.
Explanação aos estudantes do propósito
Primeiras dinâmicas de arte (introdução)
Oficinas setoriais e de ensaios
Oficinas de interação conteúdos escolares
radio escola( “pauta da quinzena”), jornal de conhecimentos e leituras dos fatos, hq, vídeos, inserções em sala de aula, aula aberta, etc)
Experimentando “refinamentos”.-(primeiras apresentações in off) (Exercícios)
Nascimento do NACE (convocações e recadastramentos)
Avaliação das atividades Rádio Escola
Avaliação do estagio dos Ensaios todos.
Abertura do Jornal do Ano / n.0–ano 1-2010
Produção das provas do trabalhos.
Convocação dos produtores locais e aproximação escola e apresentação
Poética Musical do Mês (Rádio de Rua na Escola)
Show de Encerramento
Replies